Hoje em dia, segundo a Organização Mundial de Saúde, dentre as principais buscas nos consultórios médicos estão o desconforto, dores, falta de força ou, até mesmo, casos de maior gravidade como fraturas e lesões nos ligamentos. A fisioterapia traumato-ortopédica pode ajudar nesses problemas.
A OMS alerta que uma grande casta da sociedade apresenta, pelo menos, um caso de patologia ortopédica que pode ser tratada com esse tipo de fisioterapia funcional.
Essa modalidade de fisioterapia, reconhecida desde 2004 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), é uma especialidade exclusiva e própria do profissional formado nessa área.
O que é a fisioterapia traumato-ortopédica?
A fisioterapia traumato-ortopédica é uma especialidade médica responsável por tratar, cuidar e prevenir distúrbios do sistema musculoesquelético, independentemente se eles forem crônicos ou agudos. Além dos profissionais que trabalham nessa área, existem fisioterapeutas especializados nessa modalidade.
É de nosso conhecimento que a fisioterapia é uma das áreas mais completas da medicina, onde envolve várias especializações para que seja realizada uma melhor compreensão das fraturas e doenças, além de seus tratamentos de reabilitação.
É possível dizer que a fisioterapia traumato-ortopédica é responsável por atuar na investigação, no tratamento e na prevenção de disfunções e doenças relacionadas a músculos, ossos, articulações e ligamentos.
Vale lembrar que a fisioterapia traumato-ortopédica tem foco também no processo de cura de traumas, fraturas, lesões musculares, amputações e entorses ligamentares.
Tendo em vista as vantagens que essa especialidade pode proporcionar, sua área de atuação está sempre em constante expansão, o que ela a necessidade de que os profissionais estejam cada vez mais capacitados.
Qual o papel do profissional de fisioterapia traumato-ortopédica?
Atualmente, uma boa parte da sociedade possui, pelo menos, um caso de patologia ortopédica, o que influencia nas dores e desconfortos na execução de atividades comuns do cotidiano.
Dentre as patologias mais comuns, podemos citar as seguintes:
- Tendinite;
- Distensões musculares;
- Bursites;
- Rupturas de ligamento.
Nesses casos a fisioterapia traumato-ortopédica tem um papel de suma importância, ajudando a diminuir os sintomas, além de evitar cirurgias e promover uma qualidade de vida melhor ao paciente.
A seguir, você conhecerá alguns dos recursos que podem ser utilizados na modalidade:
Recursos eletrotermofototerápicos
TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), , ondas curtas, lasers, infravermelho e ultrassom.
Cinesioterapia
Grupo de atividades terapêuticas que ajudam na reabilitação de diversas ocasiões, alongando e fortalecendo os músculos.
Terapia manual
Técnicas de manipulação e mobilização articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.
Quais são os objetivos da fisioterapia traumato-ortopédica?
A fisioterapia traumato-ortopédica é muito importante no tratamento e na prevenção de distúrbios do sistema musculoesquelético, tendíneas e osteomioarticulares. Ela atua também em casos de traumas, onde o paciente passou por um procedimento cirúrgico.
Desse modo, o tratamento com essa modalidade de fisioterapia tem foco em potencializar a funcionalidade do paciente, conseguindo reduzir as dores que o paciente possui e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo..
Prevenção
Com avaliações detalhadas a respeito do paciente, é possível notar desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no cotidiano, o que em muitos casos pode resultar em traumas e lesões como fraturas.
No que diz respeito ao ambiente ocupacional, o trabalhador, diariamente, está exposto a movimentos repetitivos que podem gerar lesões do sistema musculoesquelético por conta da utilização excessiva e a falta de tempo para recuperar.
Aqui, a fisioterapia traumato-ortopédica possui medidas educacionais referentes a postura e como manter uma melhor funcionalidade do sistema musculoesquelético.
Reabilitação após lesões
É necessário ter em mente que algumas lesões não são possíveis de evitar, tendo em vista que podem correr em treinos específicos, numa competição ou, até mesmo, ao realizar determinada atividade diária.
Nesse caso, o objetivo da fisioterapia é devolver ao paciente o ritmo de vida que tinha antes da lesão, sem prejuízos em sua capacidade de realizar suas atividades cotidianas.
Reabilitação no pós-operatório
A fisioterapia traumato-ortopédica tem um papel de fundamental importância quando o assunto é a reabilitação no pós-operatório, uma vez que os profissionais acompanham de perto o passo a passo da evolução do paciente.
Nesse caso as principais funções são: auxiliar na cicatrização da estrutura que foi lesionada, manter a movimentação e também evitar os efeitos deletérios por conta da imobilização, como por exemplo a fraqueza muscular e a hipotrofia. Desse modo, ela consegue deixar o paciente totalmente apto para retornar às suas atividades do dia a dia.
É importante frisar que os tratamentos são realizados com base em protocolos e técnicas específicas para cada patologia.
A fisioterapia traumato-ortopédica incentiva e promove o cuidado com a saúde e, através do processo de reabilitação, faz com que o paciente possa retornar para sua vida normal o mais breve possível.
Por fim, se você deseja se profissionalizar nessa área, é preciso obter uma graduação em fisioterapia que, média, dura de 4 a 5 anos.
Ao final do curso, é necessário realizar estágios supervisionados, geralmente oferecidos em hospitais, clínicas, consultórios ou outras instituições ligadas ao curso. Essa é uma ótima forma de colocar em prática tudo o que foi aprendido na graduação.
Feito isso, o profissional deverá se registrar no CREFITO (Conselho de Fisiologia e Terapia Ocupacional) da região onde atua para ingressar no ramo.
E então, gostou do nosso artigo? Conheça o site da Reabilitando e se aprofunde ainda mais no assunto.
Por fim, a Reabilitando é uma clínica especializada na recuperação e fortalecimento dos músculos, ossos e articulações, o que ajuda a prevenir lesões e ainda aprimorar a performance esportiva.
Desse modo, entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e agende uma avaliação agora mesmo.