A coluna travada é uma condição que afeta grande parte da população em algum momento da vida, e é caracterizada por uma limitação de movimentos na região lombar. Embora seja uma realidade comum, muitas pessoas não sabem como ela surge ou como pode ser tratada.
Pensando nisso, neste texto vamos explorar 5 curiosidades sobre a coluna travada e seu tratamento. Vamos abordar desde as causas possíveis até exercícios para alívio da dor, passando pelos métodos mais eficazes de tratamento.
Assim, com este guia, você poderá entender melhor o problema e saber o que fazer para reduzir seus sintomas e voltar a ter uma vida saudável e ativa. Fique com a gente e acompanhe a leitura!
O que é coluna travada?
A coluna travada acontece quando há uma tensão excessiva dos músculos em uma ou mais vértebras, o que causa muita dor e rigidez na região da coluna vertebral.
Isso ocorre quando a pessoa fica por muito tempo em uma mesma posição, faz movimentos bruscos e excessivos, carrega peso de forma inadequada ou sofre uma lesão aguda na região.
Ademais, a coluna vertebral é formada por 33 vértebras que são unidas por discos intervertebrais, ligamentos e músculos. E quando há uma disfunção ou lesão nesse sistema complexo, a coluna pode ficar travada, causando dor intensa e dificuldade de movimentação. Além da dor, a pessoa também pode sentir falta de flexibilidade, dormência ou formigamento nos membros inferiores e superiores.
Todavia, para tratar a coluna travada, é necessário procurar um especialista em coluna vertebral. Assim ele poderá realizar exames clínicos e de imagem para avaliar o grau da lesão e prescrever um tratamento adequado, que pode incluir técnica de liberação miofascial, agulhamento seco (dry needling), ultra-som terapêutico, terapia combinada, mobilização articular, eletroterapia, entre outras técnicas fisioterápicas.
No entanto, é importante adotar uma postura correta no dia a dia e manter uma rotina de exercícios físicos para prevenir futuras lesões.
5 curiosidades sobre a coluna travada
Como já vimos até aqui, a coluna travada é um problema de saúde bastante comum e que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse problema afeta principalmente a região lombar da coluna vertebral, e pode surgir por diversos motivos, como má postura, sedentarismo, levantamento de peso excessivo, entre outros.
Além disso, a sensação de coluna travada é altamente desconfortável e pode causar limitações significativas nas atividades diárias e no trabalho.
Sendo assim, a seguir iremos apresentar 5 curiosidades sobre esse problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Afinal, conhecer essas informações pode ajudar a prevenir e tratar a coluna travada, e assim, melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Confira!
1. Do que se trata o problema:
A coluna travada é um termo usado para descrever a sensação de rigidez ou dor nas costas que pode deixar a pessoa incapaz de se mover ou dobrar.
Todavia, é bastante comum que as pessoas confundam a condição com outros problemas. Esse tipo de engano pode causar problemas, ou mesmo impedir que o paciente busque ajuda necessária, em casos mais graves.
2. Causa mais comum:
A causa mais comum da coluna travada são movimentos bruscos que resultam em espasmos musculares e dor; porém dormir em colchões e travesseiros diferentes do qual você está acostumado também pode ser um fator.
Por isso, caso a dor persista, o ideal é procurar um profissional, para iniciar um tratamento.
3. Alguns hábitos aumentam o risco de desenvolver coluna travada
Certos hábitos diários, como uma postura inadequada e o sedentarismo, podem aumentar o risco de desenvolver a coluna travada.
Assim, uma das melhores formas de prevenção é praticar exercícios regularmente, manter uma rotina ativa e buscar formas de corrigir a postura no dia a dia.
4. Tratamento da condição
A maioria dos casos pode ser tratada com medidas simples, como por exemplo:
● Liberação miofascial;
● Aplicação de compressas quentes ou frias;
● Agulhamento seco; e
● Exercícios específicos para região da coluna que travou.
Contudo, caso a dor persista, é muito importante procurar ajuda de um especialista, tanto para tratar o problema, quanto para melhorar a qualidade de vida do paciente.
5. Indicações da coluna travada
Raramente, a coluna travada pode indicar uma condição mais grave, como hérnia de disco ou osteoporose, e requer atenção imediata.
No entanto, é importante procurar orientação se a dor persistir ou piorar com o tempo.
Como tratar?
As pessoas que sofrem com a coluna travada podem sentir uma imobilidade e rigidez na região cervical, lombar ou torácica, que pode se espalhar para o pescoço, braços e pernas (dependendo da localização da lesão) tornando a realização de tarefas diárias bastante difícil.
Para tratar a condição, é importante adotar hábitos mais saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, principalmente exercícios que fortaleçam a musculatura das costas, alongamentos e pilates. Além disso, o uso de compressas quentes e frias podem ajudar a aliviar a dor e a rigidez muscular.
Outra alternativa é a liberação miofascial, que ajuda a relaxar e soltar os músculos, melhorando a circulação sanguínea na região. Em casos mais graves, pode ser necessário algumas sessões de fisioterapia.
É importante lembrar que para evitar a coluna travada, é preciso manter uma postura correta e praticar atividades físicas regularmente. Em casos de dor persistente ou incapacitante, deve-se procurar um especilista para avaliação e tratamento adequado.
Conclusão
A coluna travada é uma condição que afeta milhares de pessoas todos os anos. É uma condição dolorosa e incapacitante que pode afetar a qualidade de vida das pessoas.
No entanto, com o avanço dos métodos de tratamento, o problema pode ser tratado de forma eficaz. Permitindo assim, que as pessoas voltem às suas atividades normais em pouco tempo.
Assim sendo, é importante que você conheça as principais curiosidades sobre a coluna travada e seu tratamento. Para que ter uma visão mais ampla e esclarecedora sobre essa condição.
Todavia, saber que não se trata de uma condição permanente e que existem formas eficazes de tratá-la pode ser uma fonte de alívio para aqueles que sofrem com a coluna travada.
De forma geral, é fundamental buscar ajuda assim que os sintomas aparecerem, para que se possa desenvolver a melhor estratégia de tratamento e evitar complicações futuras.
Agora que você já sabe mais sobre a coluna travada, não deixe de entrar em contato conosco e agendar uma avaliação!